19.3.07


Chiqueiro e impunidade
Folha da Região - 09/03/2007
Aceitar a redução da idade penal é uma providência imediata e reformista. O controle da criminalidade não passa pela idade do infrator. Passa antes, pela falta de uma legislação especial que colocasse o jovem criminoso a disposição da justiça até atingir os dezoito anos, para logo após, ser processado, julgado, condenado ou absolvido. É bom lembrar, que a maioria dos centros de recuperação é na verdade, o vestibular para o menino (a) atingir um grau superior no mundo do crime.

O debate sobre a morte de João Hélio, não explica como ele ficou preso no cinto de segurança. É preciso juntar todos os detalhes e usar as leis disponíveis, para punir os envolvidos. Possivelmente, vereador Arlindo Araújo, a Lei de Anistia que foi aceita pelos ministros durante a abertura política, ao fim da ditadura, bem como os meios de comunicações, a serviço dos generais, alardeavam que cadeia para os golpistas seria revanchismo. A justiça, os meios de comunicações e o Congresso desde 1979, ao evitar esse tema, são os responsáveis pela falência do sistema judiciário. Na época, em minha opinião, a justiça não cumpriu o seu papel anulando a Lei da Anistia, e colocando os criminosos na cadeia. Hoje a nossa história seria outra.

Querer passar ao presidente Lula a responsabilidade plena pelo atual estagio da Segurança Pública, é ignorar que ele assumiu o país quebrado. Em 2003 o retrato do caos: Risco Brasil médio entre 600 e 2500 pontos; Inflação de 15% a.a.; Dólar a R$4,00; Devendo 15 bilhões ao FMI. Nem assim, não se pode comparar o Congresso Nacional a um chiqueiro. Essa revista britânica que o vereador cita “The Economist”, não tem o direito de afirmar: ─ Brasil falha em ‘limpar o chiqueiro’ do Congresso.

Agora, vereador Arlindo Araújo, eu lhe pergunto: Como legislador e representante eleito pelo povo, quantas reuniões sobre Segurança Pública foram articuladas pelo senhor no Alvorada, São José, Morada dos Nobres ou na Chácara Arco-Íris para discutir, ouvir e encaminhar propostas para as Secretarias de Segurança, ao Ministro da Justiça e a outros especialistas da área. O senhor também é responsável, é seu dever provocar o debate, uma vez que a população espera uma atitude política, criativa e factível. A delinqüência nasce onde o vereador trabalha, e ele, só não vê se não for lá.

O combate a criminalidade, passa pela educação-formação e não pela Progressão Continuada (automática), fábrica de delinqüentes; O Governo Lula combate o desemprego. Hoje há espaço e condições para os investidores confiarem no país. Para isso, o presidente colocou o Risco Brasil na média de 200 pontos; A inflação, de fato, estabilizada; O dólar sob controle; Pagou as dívidas com o FMI, herança maldita de FHC; E a dívida externa em queda. Esses dados aparecem nas estatísticas do “The Economist” magazine de direita, revista conservadora, que o vereador gosta de ler. Os reformistas querem maquiar, o governo quer modificar essa realidade que matou João Hélio.
Ventura Picasso - Coordenador do Grupo dos Pensadores de Araçatuba -
2497

0 comentários: