19.3.07




“Princesa de Hollywood”

Desenhando o roteiro desta crônica como se fosse um mosaico, ao juntar os lados do polígono, entendi tristemente que o povo, especialmente a classe media da qual faço parte, aquela que tem acesso a várias mídias está embrutecida, insensível. Na TV, a mulher mais sexy do mundo, estrela do filme ‘O Bom Pastor’ bela, generosa e acolhedora perde em tempo e espaço para programas violentos, grotescos e funestos. A brutalidade transforma a vida e o sonho.

Curiosamente observo de um lado, o enigmático casal Jolie-Pitt e de outro, criminosos de guerra 1963/75, na invasão do Vietnã, do Laos e do Camboja, mas ainda hoje, há os que destroem a Palestina, Iraque e Afeganistão. A história em flashback. Na Indochina ficaram os rastros sangrentos, deixados naquele cenário ocupado por cinco milhões e meio de soldados, um milhão e meio de mortos. Destruíram no Vietnã as principais pontes, usinas elétricas, depósitos de combustíveis, plantações e florestas dizimadas com agente laranja.

- O que significa Maddox? USS Maddox?

Sobrenome comum, marca de game, vídeo pornográfico ou nome de navio? Maddox Chivan Jolie-Pitt é o primeiro filho adotivo do casal Jolie-Pitt, mas não posso afirmar que a escolha do nome tenha uma conotação política excêntrica, um protesto. Melhor seria considerar um engajamento rebelde, uma demonstração ao Pentágono que não é matando os orientais que se encontra a paz. Pax Thien Jolie foi encontrado num orfanato da antiga Saigon, hoje Ho Chi Minh, e é a terceira adoção de Angelina Jolie. Maddox nasceu no Camboja, Zahara Marley na Etiópia e a filha biológica Shiloh na Namíbia, no fundo do mundo.

Os filhos de Brad Pitt e Angelina Jolie, eleita a mais sexy em 2005, e Maddox agora aos seis anos, escolhido como o filho mais bonito de casais famosos. No lar onde habita a Princesa de Hollywood, Shiloh Nouvel Jolie-Pitt, a beleza estética desse conjunto humano está impregnada no corpo e na alma de todos. Essa imagem interior do casal tem uma explicação simples: O poder bélico e econômico dos EUA é vinculado à miséria do resto do mundo. Angelina Embaixadora da Boa Vontade da ONU sabe que as riquezas dos EUA provem dessa miséria, e luta contra.

A militância política humanitária de Brad Pitt e Angelina Jolie e todas as ações dessa família emocionam. Existem muitas peruas burguesas que morrem de inveja desse voluntarismo. Apesar da mentira USS Maddox pivô da invasão do Vietnã, assim como as armas de destruição de massas no Iraque nem tudo está perdido, a história da vida prática de Angelina e Brad nos enche de esperança, e voltamos a acreditar que é possível uma vida melhor neste mundo.

Ventura Picasso – Coordenador do Grupo Experimental da AAL. 19-03-2007 2226

0 comentários: