24.9.07


São Bartolomeu
Folha da Região -
Momento histórico. Os jornais sensacionalistas da colônia, bem como dos arredores, estavam de prontidão. O assessor de imprensa da corte, a qualquer momento, confirmaria o nome da noiva. Após dezoito horas de negociações, os ministros chegaram a um acordo, e foi marcada a data do compromisso, deixando de lado a opinião das correntes políticas e religiosas, colocando dúvidas no futuro dessa união.

A família de Dona Vera Lúcia de Semaneiros, “A Católica” repetia: “O Condado de Capepuxis bem vale uma missa (Salve Maria)”. Arrancou como dote, o controle econômico e político, levando tudo que queria. Por seu lado, a Marquesa Sandra de Capepuxis, huguenote que orava: “Na paz do meu Senhor e meu Deus Jesus Cristo caminho humildemente. Amem!”, inimiga declarada do papa, de judeus e protestantes, indicou a Princesa Fernanda sua filha, para representar o seu povo nessa rica união.

O objetivo de evitar as guerras entre protestantes e católicos era comum. Noite de São Bartolomeu nunca mais. Não se sabe, porém se havia sinceridade, mesmo porque, entre concorrentes fica sempre a interrogação: Será que te enganei ou me enganastes?

No cravo, Wilhelm Friedemann, acompanha o coral: ”Jesus Alegria dos Homens”. As testemunhas e padrinhos do casal, enfileirados, entram e se posicionam frente ao altar mor. A música de Bach se estende aguardando a chegado do padre, mas este esqueceu ou deu o cano. Sobrou para o pastor que não estava muito a fim de dividir a cerimônia com o vigário. Se para um é sacramento e vai até a morte, para o outro vai até o próximo divórcio e uma benção resolve.

As portas da catedral se abrem, a noiva surge deslumbrante. O vestido, o bouquet de rosas brancas, o véu delicado cobria-lhe a cabeça. Caia uma chuva de pétalas brancas perfumadas. No altar, Don João em uniforme de gala aguardava a chegada da noiva.

Don De Rufino entrega a mão da filha a Don João que docemente ergue o véu e revela o lindo rosto da invejada moça. Oh!óóóóóóóóóóóóóóóó! Essa não! A noiva foi trocada!
─ Fomos traídos?
O proclame distribuído em toda região indicava a Princesa Renatinha, porém, presente no altar estava a Princesa Fernanda.

O reverendo não quis saber da troca, convidou os noivos, nomeando-os com clareza:
─Aproximem-se: Princesa Fernanda e Don João Adhemar Benetti!
Empolgado, iniciou o sermão atacando o governo.
─ Depois de tantas negociações, por mais de dezoito horas para decidir quem faria a parceria com Don João Adhemar, os senhores têm a coragem de me dizer que foi o tipógrafo que montou o anuncio errado? Vou coletar assinaturas e exigir uma CPI já!

Ventura Picasso - 24/09/2007 - Folha da Região 03/10/2007 2168

0 comentários: