23.2.10


Reino dos Democratas
VENTURA PICASSO

Quando por qualquer motivo alguém clica o nome do senador Marco Antônio de Oliveira Maciel, certamente, é hora de trocar o nome do partido. De Brasília, capital federal que tem governador e não deveria, até a “paulicéia desvairada, a nova chuíça, capital nacional da privataria” do prefeito Kassab do DEM, a comissão de frente faz a introdução: Agora, só trocando o nome do DEM.

Mudar o nome do partido é a solução técnica, para manter o ânimo e a moral na competição eleitoral. Como explicar o desarranjo visceral que acomete os grandes oradores da oposição no Congresso Nacional? Não me refiro a Marco Maciel que, quieto e calado, mudou o nome da ARENA para PDS. Abandonando o PDS, bandeou e liquidou o PFL mudando o nome da agremiação para Democratas DEM, mas sempre fiel aos princípios arenosos. E agora, Mané?

A vida de Maciel não esta fácil. Corre o risco de morrer abraçado. Livrando-se de José Roberto Arruda (DEM), governador de Brasília, do governador interino Paulo Otávio (DEM), resta-lhe ainda, o prefeito Gilberto Kassab (DEM), da capital paulista.

Que saudades de Pernambuco quando foi deputado, governador biônico, senador da república e vice-presidente do Brasil. Temos memória curta, mas Maciel, que ninguém lembra, foi vice-presidente de 1995 a 2002. Sabe de quem? Do farol de Alexandria (PHA).

Carregar esse fardo em 2010 dói muito. A consciência dói pra caramba. Irreverentes, não souberam conter a ambição. A vaidade política detonou a moral dos militantes do DEM e, ao assumirem cargos executivos, arrasaram o discurso ensaiado, não só dos Democratas, mas dos partidos da base aliada desses dois governos composta pelo DEM, PSDB e PPS.

Em São Paulo, a situação é desconcertante. O candidato a presidente, discursando em Brasília, lançou o slogan da derrota: ”Vote num careca e leve dois”. Liquidou-se. Ouvi dizer que alguns deputados não aceitavam o nome Democratas. “Parece nome de bloco carnavalesco”, diziam. O carnaval acabou, troquem o nome.

Maciel, grande articulador político, sabe que a batata do DEM está assando. A chapa do PSDB, que estava carimbada com um Democrata à vice, foi pro lixo. Isso não é pouca coisa para um partido que sempre esteve à sombra da poderosa direita deste país.

Certamente haverá muita discussão, brigas para acertar outro nome ou mesmo outro partido para compor e atender aos anseios do PSDB. Imaginemos o prejuízo político e econômico dos três partidos que estavam prontos para massacrar a pré-canditada Dilma, do PT.

A comissão de frente, do Reino dos Democratas, esta na passarela. A fantasia, a mesma de sempre, de palhaço; Perdendo Brasília e São Paulo, vai dançar: “pinta de palhaço, foi este o meu amargo fim”.

Ventura Picasso – Secretário do SINTAPI Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos. 22022010
2256

0 comentários: