2.7.13

A verdadeira guerra da mídia já começou

02/07/2013 - Luís Nassif
economia@hojeemdia.com.br
Estourou a guerra Google x Globo.
Desde a década passada estava claro, para os grandes grupos de mídia, que os grandes adversários seriam as redes sociais.
Rupert Murdoch, o precursor, deu a fórmula inicial na qual se espelharam grupos de mídia brasileiros: apostou alto ao adquirir uma rede social bem colocada na época. Falhou. A rede foi derrotada por Google e Facebook.
Murdoch decidiu então levar a guerra para o campo da política. Usou velhos recursos de manipulação da informação para estimular um clima de intolerância exacerbada, especialmente na eleição de Obama.
O caso brasileiro
No Brasil, sem condições de lutar com as redes, os quatro grandes grupos de mídia - Globo, Abril, Folha e Estado - montaram o pacto de 2005 seguindo a receita de Murdoch.
1. Exploração da intolerância. Nos EUA, contra imigrantes; aqui, contra tudo o que não cheirasse classe média e contra a falta de pedigree de Lula.
2. Exploração da dramaturgia. Transformando adversários em entidades superpoderosas. O “reino de Drácula” foi a exploração do tal bolivarianismo e as FARCs.
3. Manipulação ilimitada da notícia. É só conferir a sucessão de capas da Veja em sua parceria com Carlinhos Cachoeira. Ali, rompeu-se os elos entre notícias e fatos.
4. Pressão contra a mudança do perfil da publicidade. Historicamente, os grandes sempre se escudaram no conceito de “mídia técnica” para impedir a pulverização das verbas publicitárias. Ou seja, a mídia que alcance o maior número de leitores.
Quadro atual
Agora, tem-se o seguinte quadro:
Na grande batalha, a velha mídia perdeu. O Google entrou com tudo. Este ano deve faturar R$ 2,5 bilhões, o segundo maior faturamento do país, atrás apenas da Globo. O Google se vale de duas das ferramentas que a velha mídia usava contra os menores concorrentes: o BV (Bônus de Veiculação) e a “mídia técnica”.
A Globo reagiu junto ao governo e denunciando práticas fiscais do Google, de recorrer a empresas “offshore” para não pagar impostos. Mas a própria Globo teria se valido desse subterfúgio fiscal. A denúncia é de blogs independentes.
E a velha mídia descobre que, em sua estratégia tresloucada para dominar o ambiente político, queimou as pontes que poderiam levar a alianças com setores nacionais. Ela criou um mundo irreal para combater (guerrilheiros, bolivarianismo, etc.), encheu colunas e programas de TV com simulacros de profetas malucos e, quando os inimigos contemporâneos entraram em cena, não consegue desenvolver um discurso novo.
É o bolor contra o mundo digital.                                                                                                    http://www.hojeemdia.com.br/m-blogs/lu%C3%ADs-nassif-1.88634/a-verdadeira-guerra-da-m%C3%ADdia-j%C3%A1-come%C3%A7ou-1.142027


0 comentários: